quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sopa de Letrinhas


(Por Cid Biavatti)


O Rapaz entra no restaurante. Pega um cardápio no balcão e senta em uma mesa. Alguns instantes depois chama o garçom:

- Pois não?, fala o garçom.

- Que macarrão vocês usam nesta sopa?, pergunta o rapaz.

- Normalmente espaguete, mas hoje estamos sem espaguete. Responde o garçom.

- Então não tem sopa? Pergunta o rapaz.

- Infelizmente, o senhor sabe né, sem espaguete....

- Putz, mas não tem outro tipo de macarrão, qualquer tipo?

- Só tem macarrão de letrinha. Responde o garçom.

- De letrinha. Tá pode ser.

- Só um instante. Diz o garçom se afastando.

Depois de alguns instantes o garçom volta com um prato e coloca em frente ao rapaz.

- O senhor quer beber algo para acompanhar? Pergunta o garçom.

- Agora não obrigada, responde o rapaz.

O garçom se afasta novamente e em seguida volta com uma vasilha fumegante. É a sopa de letrinhas.

- Com licença, diz o garçom enquanto coloca a vasilha na mesa.

- Quer que o sirva? Continua o garçom.

- Que isso, não precisa se incomodar. Responde o rapaz.

- Não é incomodo algum, por favor permita-me. Completa o garçom, servindo o prato.

- Oh, obrigado, agradece o rapaz.

- Agora quer algo para beber? pergunta o garçom.

- Não.

O garçom se afasta. Depois de alguns instantes olhando a sopa o rapaz chama o garçom.

- Sim, diz o garçom.

- O que é isso no meu prato? Pergunta o rapaz.

- Onde?

- Aqui, ou é cego, responde o rapaz.

- Não vejo nada.

- O que está escrito nessa sopa? Pergunta o rapaz

- Eu não sei. Responde o garçom.

- Só pode ser analfabeto. Mas eu te ensino. Soletre comigo. N-A-T... diz o R

O garçom bate a mão na testa, como se não acreditando na cena.

- Natural Cola. Devia Ter percebido quanto me ofereceu tanto algo pra beber.

- O que tem a natural cola a ver com isso? Pergunta o G

- Ora. Na minha sopa tá escrito Natural Cola. Você me oferecendo bebidas. Golpe publicitário.

- Meu pai do céu, fala o garçom.

- Mas eles não me pegam mais nisso. Ah, eu sou capaz de apostar que tinha espaguete. Esse lance do macarrão, se oferecendo pra me servir...

- Escuta, o senhor vai tomar a sopa ou não? pergunta o garçom impaciente.

- Claro que não. Acha que sou maluco. Imagine o que pode se escrever lá no meu estomago. Já pensou se escrever úlcera e o negócio pega mesmo?

- Escute rapaz. Você tá bem novinho pra estar caduco. Então só deve estar tirando sarro da minha cara.

- Nem uma coisa nem outra. Só estou me protegendo de marcas famosas de refrigerante. Diz o rapaz

- Uff. Murmura garçom

- E de crápulas como o senhor. Completa o R.

O garçom se afasta irritado.

- Ei volte aqui. Grita o rapaz. - Achei o nome do restaurante escrito também.

Nenhum comentário: